quarta-feira, 4 de abril de 2012

RIO: O CAOS NA SEGURANÇA PÚBLICA.

JORNAL O DIA:
PM do BPChoque é morto na Favela da Rocinha
Cabo é a nova vítima na comunidade nos últimos 39 dias. Ele fazia o patrulhamento a pé na localidade conhecida como 199
Marcello Victor
Rio - O cabo da PM Rodrigo Alves Cavalcante, de 32 anos, do Batatlhão de Choque (BPChoque), foi morto no início da madrugada desta quarta-feira, na Favela da Rocinha, em São Conrado, Zona Sul do Rio. De acordo com as primeiras informações da polícia, ele foi baleado na axila durante um patrulhamento na comunidade, ocupada pelas forças de segurança desde novembro do ano passado, após a prisão do então chefe do tráfico de drogas Antonio Francisco Bonfim Lopes, o Nem. Socorrido por colegas no Hospital Miguel Couto, na Gávea, o PM não resisitiu ao ferimento. É a nona morte na comunidade nos últimos 39 dias.
Ainda segundo o BPChoque, o grupo de policiais, que fazia o patrulhamento a pé na localidade conhecida como 199, na parte alta da Rocinha, foi surprendido por homens armados por volta de 0h30. A quadrilha de cerca de quatro marginais fez disparos contra os PMs, fugindo em seguida por um beco. O tiro que feriu e matou o cabo Alves foi efetuado por uma pistola. A Divisão de Homicídios (DH) assumiu as investigações.
O coordenador de policiamento da comunidade, major Edson Santos, admitiu nesta terça-feira, que existe uma briga pela venda de drogas na favela. “É uma guerra pelo controle econômico gerado pelo tráfico, que movimentou milhões de reais na Rocinha. Mesmo com a UPP (Unidade de Polícia Pacificadora), teremos esse problema porque o tráfico vai continuar tentando dominar a região”, afirmou o oficial. A UPP está prevista para ser instalada na comunidade em julho.
As prisões dos principais chefes do tráfico, entre eles Nem, foi a justificativa do major para o aumento da violência após a pacificação. “A Rocinha ficou sem ninguém no controle do tráfico e por isso os criminosos estão querendo tomar os pontos de venda de drogas. Os órgãos de inteligência das polícias têm detectado isso”, explicou o oficial.
Segundo ele, Aureliano de Oliveira Neto, que também está preso acusado de ser o tesoureiro do traficante Nem, estaria disputando a região com Inácio de Castro Silva, o Canelão. Neto é da facção Amigos dos Amigos (ADA) e Canelão, que teria voltado à Rocinha, do Comando Vermelho (CV).
Para tentar frear a guerra do tráfico e evitar mais mortes na Rocinha, o major Edson fez alterações no patrulhamento da região, mas disse que deverá fazer outras modificações. “Agora, apenas o Batalhão de Choque (BPChoque) e os PMs recém-formados ocupam a favela. Tivemos reunião ontem (segunda-feira) no QG e teremos outra amanhã (quarta-feira) sobre isso. Estamos analisando a melhor maneira de atuar lá”, revelou.
Polícia investiga crimes na Rocinha
A Polícia Civil vem realizando investigações a fim de esclarecer os crimes ocorridos na Comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio. A Divisão de Homicídios (DH) já conseguiu identificar os suspeitos de cometerem oito crimes nos últimos dois meses.
Na última semana, a DH identificou Thiago Martins Cafieiro, o FM, de 30 anos e um homem conhecido como Vasquinho como sendo os autores do assassinato do líder comunitário Vanderlan Barros de Oliveira, o Feijão, presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Barcelos (Amab), na Rocinha, no último dia 26. Contra Thiago, já foi expedido um mandado de prisão temporária pelo crime de homicídio enquanto que “Vasquinho” teve a prisão pedida a Justiça.
Também na última sexta-feira, a DH pediu a prisão de cinco homens acusados de um quádruplo homicídio na Rocinha: Zeus Pereira Vasconcelos, o “Peteleco”, de 30 anos, Alberto Luiz Justiniano Deodato, o Zork, de 30 anos, Inácio Castro Silva, o Canelão, 32 anos, Leandro Soares dos Santos, o Carequinha, 31 anos, e André Fernandes de Paulo, o Cupim, 21 anos tiveram a prisão preventiva decretada pelo crime de homicídio ocorrido no último dia 18, quando foram assassinados, Rafael Pacheco de Souza, Leandro Santos Braga, Vitor Fontoura Pereira e Jairo Ramos de Souza.
Os criminosos tiveram o mandado de prisão expedido pelo Juízo da 3ª Vara Criminal. Leandro Soares dos Santos e André Fernandes de Paulo já encontram-se presos. Os policiais da Divisão da Homicídios estão realizando diligências a fim de localizar e capturar outros três criminosos que são considerados foragidos da justiça
A DH também já conseguiu identificar o autor do assassinato de Alexandre da Cunha Fernandes, o Dante, com um tiro de pistola na cabeça no cruzamento da Via Ápia com Estrada da Gávea, no último domingo, e em breve o caso será elucidado.
Amaro Pereira da Silva, conhecido como Neto, também já foi identificado com sendo autor das mortes dos traficantes conhecidos como Pateta e PQD ocorridos no dia 15 de Fevereiro. A Divisão de Homicídios já relatou o caso ao Ministério Público, com um pedido de prisão preventiva contra Neto.
Juntos Somos Fortes!

Um comentário:

Anônimo disse...

Comandante quanto ganha o Policial do Choque de gratificação mesmo ? Valeu a vida dele ? Mostra pra família do PM por quanto ele perdeu a sua vida ! É disso que o Cabral adora ! Ver PM morto, por míseros reais ! E agora ? Agora, bota outro bucha para morrer por salário de fome ! Mostra para o clube militar, por quanto ele morreu. Quanto custa uma vida para o ditador ? Cabral nunca poderá fugir ! em nenhum lugar ele estará em paz com a sua consciência ! O medo estará sempre ao seu redor ....